Os processos de estágio extracurricular não obrigatório são realizados exclusivamente de forma digital, com tramitação e assinaturas digitais pelo SEI-UFMG - Sistema Eletrônico de Informações da UFMG.

As demandas de estágio não obrigatório devem ser encaminhadas para o e-mail: oportunidades@face.ufmg.br, observando atentamente as orientações a seguir.

  1. Os documentos solicitados para cada tipo de processo, com exceção do Extrato de Integralização Curricular, devem ser encaminhados devidamente preenchidos, em formato de texto (.doc ou .odt), sem assinaturas, OU em formato de imagem .jpg nos casos de documentação que já contenha assinaturas digitais certificadas dos representantes da parte concedente.
  2. O Extrato de Integralização Curricular é gerado pelo(a) aluno(a) no MinhaUFMG>SIGA>Minhas Matrículas>Meu Extrato de Integralização Curricular e deve ser enviado em formato .pdf.
  3. Os usuários externos (discente e representantes da parte concedente) devem se cadastrar no SEI-UFMG para acompanhamento do processo eletrônico do estágio e assinatura digital dos documentos. Nos casos em que a documentação for enviada previamente assinada, conforme especificações do item 1, apenas o discente deve realizar o cadastro.
  4. Quando os documentos forem disponibilizados no SEI-UFMG pela Central de Oportunidades para assinaturas do(s) usuário(s) externo(s), os(as) responsáveis pelas assinaturas receberão uma mensagem automática do sistema com as informações e orientações necessárias.
  5. Ao final do processo, a Central de Oportunidades enviará a documentação assinada ao (à) aluno(a) para o e-mail cadastrado no SEI UFMG. É de responsabilidade do(a) aluno(a) enviar a documentação à parte concedente.
  6. O prazo para devolução dos documentos assinados é de cinco dias úteis, contados a partir da(s) assinatura(s) do(s) usuários externo(s) no SEI-UFMG.

Check-list de documentos 

Para cada tipo de processo abaixo, observar os documentos solicitados:

Novo estágio

  1. Plano de Estágio
  2. Termo de Compromisso
  3. Extrato de Integralização Curricular

Prorrogação do estágio

  1. Plano de Estágio (com datas de início e término referente às do Termo Aditivo)
  2. Termo Aditivo
  3. Extrato de Integralização Curricular

Relatório semestral de estágio*

  1. Relatório de Estágio

*Deve ser enviado a cada seis meses completos de estágio. Caso o último período do estágio seja inferior a seis meses, o último relatório deve cobrir o período restante. Por exemplo, se o estágio tiver duração de 15 meses, o(a) aluno(a) deverá enviar dois relatórios de seis meses e um relatório referente aos três meses restantes. 

**No momento da devolução de sua documentação de contratação inicial assinada (Plano de Estágio e Termo de Compromisso), o(a) aluno(a) será informado(a) do(a) nome e e-mail do professor(a) orientador(a) designado(a) pela Coordenação de seu Curso para orientar o estágio. É de responsabilidade do(a) aluno(a) entrar em contato com o(a) professor(a) orientador(a) para informa-lo(a) sobre o início do estágio.

***No caso de estágios intermediados pelo CIEE e outras agências, os relatórios gerados em plataformas de assinaturas externas, como a DocuSign e ClickSign, devem ser enviados para o e-mail da Central de Oportunidades já assinados pela concedente do estágio e pelo(a) aluno(a) e convertidos em imagem jpg, para abertura do processo do aluno no SEI UFMG e coleta da assinatura do professor orientador. 

Rescisão do estágio

  1. Termo de Rescisão